domingo, 27 de abril de 2014

Lupita tem a ver com representatividade

Nessa ultima semana rolou toda uma discussão em volta da eleição da revista People sobre as 50 mulheres mais bonitas do mundo. Em primeiro lugar está Lupita Nyong'o. Atriz de 31 anos, mexicana com naturalidade queniana e vencedora do Oscar pelo filme '12 anos de escravidão'. Muitos questionaram a colocação, alegando que Lupita não é a mulher mais bonita do mundo e que só a colocaram em primeiro lugar por ser negra. Entre argumentos de que ela só está em primeiro lugar para gerar polêmica ou até de que foi uma escolha racista, estou aqui pra falar o que penso a respeito.


Eu não sou a favor de listas que colocam mulheres como mais ou menos bonitas, acredito que isso só fortalece a competição entre mulheres, fazendo com as mesmas tentem atingir um ideal de beleza impossível. Mas tendo em mente que isso provavelmente não vai mudar, fiquei feliz em ver que colocaram Lupita como mulher mais bonita do mundo. Pra mim isso tem a ver com representatividade e não com quem é mais ou menos bonita. Entenderam?

Lupita tem um perfil bem diferente daqueles que geralmente vemos nas revistas. Ela é mais musculosa, tem traços fortes e o cabelo raspadinho, fugindo do padrão estético eurocêntrico. Eu consigo enxergar meninas negras se identificando com ela, seja por causa do cabelo, do corpo ou rosto. Ela está muito mais próxima da realidade do que uma Scarlett Johansson, por exemplo.

Acho que consegui resumir bem o que eu acho e quem quiser expor suas ideias ou mesmo discutir, os comentários estão ai pra isso. Beijos. <3

Nenhum comentário: